Servidores públicos federais, chefias imediatas e dirigentes de gestão de pessoas podem levantar as necessidades de desenvolvimento de pessoal
Está aberto o sistema para elaboração e envio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2024) pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, em atendimento ao Decreto nº 9.991, de 2019, da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP. O objetivo é estabelecer uma cultura de planejamento de ações de desenvolvimento entre todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal, com base no alinhamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores com o objetivo institucional de cada órgão e entidade, prezando pela transparência de informações.
Os servidores ou representantes de equipe devem fazer um levantamento sobre as necessidades de desenvolvimento. Depois, essas necessidades são validadas pelas chefias imediatas. Posteriormente, essas necessidades são priorizadas pelas unidades de gestão de pessoas que preenchem o sistema, e validam o PDP com a autoridade máxima do órgão ou entidade que o encaminha para a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A elaboração do PDP é realizada desde 2019 pelos servidores públicos federais, juntamente com suas chefias e dirigentes das unidades de gestão de pessoas.
Os órgãos e entidades do poder Executivo Federal têm até o dia 30 de setembro para enviar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024 consolidado para o Ministério da Gestão através do Portal SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal). Não houve alteração em relação a metodologia apresentada no ano passado para o preenchimento do PDP 2023, apenas revisões textuais dos títulos de alguns campos de preenchimento a fim de facilitar a compreensão.
Para saber mais, acesse a página da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) no Portal do Servidor.
Fonte: Portal do Servidor