Pregão eletrônico contempla locação de veículos para atender autoridades e delegações durante os eventos internacionais no Rio de Janeiro
A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, na última sexta-feira (23/5), o Edital de Pregão Eletrônico nº 90006/2025, voltado à locação de veículos, com e sem motorista, para atender às necessidades de transporte de autoridades e delegações durante os encontros internacionais do BRICS, no Rio de Janeiro. A sessão pública de abertura das propostas está marcada para o dia 6 de junho, às 10h.
A contratação inclui o fornecimento de automóveis executivos, vans e ônibus, com combustível incluso e sem franquia de quilometragem, garantindo apoio logístico para a Cúpula de Líderes do BRICS e para a Reunião de Sherpas que antecede a Cúpula, previstas para o mês de julho. A ação é realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável pela coordenação de organização e logística durante a presidência brasileira do BRICS em 2025.
A iniciativa conjunta da Central de Compras do MGI e do MRE busca assegurar um planejamento logístico eficiente, com responsabilidade fiscal e alinhado às boas práticas da administração pública.
Com a presidência temporária do BRICS em 2025, o Brasil tem a responsabilidade de coordenar a logística e oferecer suporte operacional para os encontros, que reunirão cerca de 40 delegações e quatro mil participantes.
O edital completo e demais informações sobre o pregão podem ser acessados diretamente pelo link: https://www.gov.br/compras/edital/201057-5-90006-2025.
BRICS
O BRICS é um mecanismo de cooperação entre países do Sul Global voltado à articulação política, diplomática e à construção de parcerias estratégicas em diversas áreas. O agrupamento tem como objetivos principais fortalecer a colaboração econômica, social e política entre os membros e ampliar sua atuação conjunta nos fóruns de governança global.
Entre suas prioridades, estão o aprimoramento da legitimidade, representatividade e eficácia de instituições multilaterais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC, além da promoção do desenvolvimento sustentável, da inovação e da inclusão social.
A presidência do BRICS é rotativa e segue a ordem das letras do acrônimo. Os Sherpas são negociadores enviados dos chefes de Estado dos países integrantes do BRICS, com responsabilidade de conduzir discussões rumo à Cúpula de Líderes. Em 2025, o Brasil assumiu a liderança do grupo.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos