Evento irá oferecer panorama sobre novas tecnologias em análise e visualização de dados e é destinado a agentes públicos de todas as esferas de governo
A Central de Compras, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a empresa Microstrategy, realizará o workshop “Software de Análise, Visualização de Dados e Inteligência Artificial”. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (23/5), às 9h30, no Auditório Celso Furtado do Bloco K, na Esplanada dos Ministérios, e será transmitido ao vivo pelo canal do MGI no YouTube.
O workshop é destinado a agentes públicos do MGI e de órgãos federais, estaduais e municipais atendidos pela Central de Compras. A meta é fornecer aos participantes as ferramentas de análise e visualização de dados atuais no mercado, equipando-os para descobrir percepções significativas e realizar decisões estratégicas com maior confiança.
O evento contará com uma apresentação institucional sobre a plataforma Microstrategy ONE, destacando seu potencial para promover a inteligência no setor público. Entre os assuntos, será discutido o futuro da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI) nas demandas dos órgãos públicos, além da discussão sobre técnicas inovadoras de visualização de dados, casos práticos de IA e BI e tendências emergentes no campo.
A importância desse workshop reside na oportunidade de oferecer aos agentes públicos informações sobre ferramentas avançadas para interpretar grandes volumes de dados, otimizar processos e identificar tendências. Com a aplicação de IA, espera-se que a gestão pública se torne mais eficiente, transparente e inovadora, atendendo melhor às expectativas quanto à entrega de serviços públicos relevantes para a sociedade.
A Central de Compras é responsável pelo desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição e contratação centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades da Administração Pública. O objetivo é realizar compras em grande escala que atendam a diversos interessados, para alcançar ganhos de eficiência, agilidade e qualidade, além de fortalecer valores fundamentais como sustentabilidade e cidadania.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos