Comprovante de Rendimentos está disponível no SOUGOV.BR

Servidores públicos federais podem baixar o comprovante para fins de Declaração do Imposto de Renda a partir do aplicativo ou computador

Os agentes públicos federais ativos deverão obter o Comprovante de Rendimentos para fins de Declaração do Imposto de Renda 2022 (ano-base 2021) exclusivamente por meio da plataforma SOUGOV.BR, acessível pelo aplicativo ou na versão web. A regra foi determinada pela Portaria SGP/SEDGG/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022, em seu artigo 12, que vedou a emissão do Comprovante de Rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública federal.

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal também podem obter o Comprovante de Rendimentos preferencialmente pelo SOUGOV.BR. Esta é uma alternativa ao comparecimento presencial a uma unidade de Gestão de Pessoas para solicitar a emissão do comprovante.

Os contribuintes têm até o dia 29 de abril para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2022 (ano-base 2021) à Receita Federal do Brasil.

Pelo SOUGOV.BR, é rápido e fácil

Para obter o Comprovante de Rendimentos pelo SOUGOV.BR – seja pelo aplicativo ou pelo computador – o usuário deve acessar a função “Rendimentos IRPF”, que está entre os serviços de “Autoatendimento” na tela principal, e baixar o comprovante referente ao ano 2021.

Vínculo

É importante verificar a qual órgão o servidor está vinculado. Se possuía mais de um vínculo no ano de 2021, será necessário emitir mais de um comprovante, selecionando o respectivo órgão no topo da página principal do SOUGOV.BR.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia colocou à disposição um vídeo-tutorial para auxiliar os usuários.

Fonte: Portal do Servidor

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp