O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira, destacou, nessa quarta-feira (21), a retomada da Nova Estratégia BIM BR como um dos pilares da política industrial Nova Indústria Brasil (NIB), durante a abertura do BIM Fórum Conference 2025.
No painel “A Nova Estratégia BIM-BR: Desafios e Perspectivas”, o secretário enfatizou a sinergia entre a Estratégia BIM BR e as missões estruturantes da NIB — com destaque para a Missão 3 (Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades).
Moreira destacou o protagonismo do MDIC ao fomentar o desenvolvimento da indústria nacional de softwares e tecnologias relacionadas ao BIM, um dos eixos do Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR. Ele ressaltou ainda a articulação entre MDIC, MCTI, FINEP, BNDES, CNPq e Embrapii para o fortalecimento do ecossistema de inovação, com foco na geração de empregos qualificados e no aumento da competitividade da indústria brasileira.
Plano de Trabalho
Destacado pelo secretário, o Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR é conduzido atualmente por cinco Grupos de Trabalho (GTs), instituídos conforme Portarias da SDIC e com ampla participação de instituições públicas e privadas. Ao todo, são 60 ações prioritárias, distribuídas em três eixos estratégicos:
. Eixo A – Fortalecer a capacidade do setor público para adoção do BIM, em alinhamento com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que estabelece o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) em obras públicas.
. Eixo B – Promover a integração entre a política educacional e as demandas da transformação digital no setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).
. Eixo C – Estimular investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), impulsionando o crescimento econômico e sustentável da indústria da construção por meio do BIM e de tecnologias associadas.
Além de Uallace Moreira, participaram do painel a secretária Adjunta de Gestão e Inovação do MGI, Regina Lemos; a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Luíza Deusdará; a professora Sênior da UNICAMP, Regina Ruschel; o gerente Substituto da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Leonardo Santana; e o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços