Cerimônia de inauguração da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) ocorreu nesta quinta-feira (12)
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira (12), foi dado mais um passo para estimular a integração de profissionais e de ações destinadas ao desenvolvimento urbano sustentável. Isso por conta do lançamento oficial da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS), que ocorreu durante seminário on-line.
A ReDUS é fruto de uma colaboração entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Instituto Humanize e o Instituto Arapyaú.
“Nós, do Ministério do Desenvolvimento Regional, apoiamos essa importante iniciativa porque ela vai permitir que haja um compartilhamento das boas práticas existentes nas diferentes cidades brasileiras para outros lugares do mundo. Nós precisamos, cada vez mais, de cidades inteligentes para racionalizar os nossos recursos que estão disponíveis”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
A Rede vai ser a principal referência sobre conhecimento, práticas e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. A ferramenta deverá reunir outras redes existentes, concentrando esforços e consolidando uma comunidade de conhecimento em desenvolvimento urbano sustentável.
“Cooperação é o coração da GIZ. Cooperação também é o coração da ReDUS e será o coração da transformação urbana para cidades mais sustentáveis e inclusivas”, afirmou o diretor nacional da GIZ Brasil, Michael Rosenauer.
A iniciativa integra o Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus), no eixo relacionado à gestão de conhecimentos e à difusão de práticas inovadoras. A expectativa é que rede ajude na disseminação dos produtos e resultados do Andus e na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
“Apoiamos e participamos da plataforma ReDUS por ser uma iniciativa que fomenta o trabalho colaborativo, facilitando a construção de parcerias e operações entre o Poder Público, consolidando uma rede de conhecimento compartilhado de práticas e soluções em prol do desenvolvimento urbano sustentável no País”, observou o prefeito de Maringá e segundo secretário da Frente Nacional de Prefeitos, Ulisses Maia.
Projeto Andus
O Projeto Andus é uma iniciativa de cooperação técnica executada pelo MDR e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU, na sigla em alemão).
A iniciativa apoia diretamente a construção de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável, coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, compreendendo a incorporação dos temas do desenvolvimento socioeconômico, de mitigação e adaptação as mudanças do clima e de transformação digital; a construção de uma visão de território que considere a diversidade regional do País; e a atuação multinível, multissetorial, interfederativa e interinstitucional.
O projeto surgiu como forma de apoiar o governo brasileiro no aprimoramento de políticas para o desenvolvimento urbano sustentável, a partir da concepção, difusão e implementação de uma nova abordagem, baseada na Agenda 2030, na Nova Agenda Urbana e no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Saiba mais sobre a iniciativa neste link.
A PNDU
O MDR coordena o processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Uma das finalidades é apoiar os municípios de todo o País a executarem ações de política pública urbana nos seus territórios. Esse apoio será feito considerando as diferentes realidades das cidades brasileiras. Os Objetivos do Desenvolvimento Urbano Sustentável, que estão sendo elaborados nas oficinas, devem refletir uma visão de futuro, clara e comum, que devem ser atingidas pelas cidades.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional