Evento do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) reuniu diversos secretários estaduais do Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) marcou presença na última edição do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado nos dias 2 e 3 de março, em Foz do Iguaçu (PR). A pasta foi representada pelos secretários de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, Extraordinário para Transformação do Estado, Francisco Gaetani, e Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Todos foram oradores no evento, que reuniu diversos secretários estaduais para tratar de temas relevantes ao desenvolvimento do país.
A Nova Lei de Licitações, que entra em vigor já no próximo mês de abril, traz uma série de inovações sobre as normas gerais que abrangem as contratações por parte da Administração Pública, e foi justamente esse o tema central da fala do secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo. “A iniciativa do MGI em estabelecer parcerias com os estados para a implantação da nova lei foi muito bem recebida pelos secretários estaduais. Hoje temos por objetivo trabalhar em conjunto para o desenvolvimento dos sistemas necessários à exata aplicação da nova lei”, explicou.
Já o secretário de Governo Digital da pasta, Rogério Mascarenhas, ressaltou a certeza de haver espaço para as ações de transformação digital na agenda comum de todo o Estado brasileiro. “Tivemos a oportunidade de dialogar com os secretários estaduais a respeito de projetos importantes, como o da Carteira de Identidade e colocamos à disposição de todos os Estados as ferramentas da plataforma GOV.BR e experiências acumuladas”, ressaltou.
Por fim, o titular da Secretaria Extraordinária para Transformação do Estado, Francisco Gaetani, ressaltou a importância do evento para a atuação articulada entre os governos federal e estaduais. “O MGI abriu uma nova fase da relação da União com Estados e Municípios ao propor novos termos para a cooperação federativa”.
Sobre o Consad
O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Os secretários de Estado de Administração do país promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos