Parceria entre Gestão e TCE-RJ simplifica acesso do cidadão a sistema e-TCERJ
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) passará a utilizar o GOV.BR em seu sistema e-TCERJ a partir do dia 10/11. Assim, os cidadãos e os servidores públicos federais, estaduais e municipais poderão utilizar o mesmo login do GOV.BR para acessar o sistema e enviar processos para o TCE-RJ. A simplificação é resultado de uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Tribunal de Contas.
“O GOV.BR pode ser utilizado por qualquer órgão público que tenha interesse de utilizar a solução do governo federal, um login único é seguro e garante a identificação dos cidadãos”, afirmou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “E nesse caso, essa parceria com o TCE-RJ é importante porque também facilita o acesso dos cidadãos do Rio de Janeiro ao sistema do Tribunal, tudo isso garantindo a segurança da informação”, complementou.
O e-TCERJ é a interface processual eletrônica do Tribunal com a sociedade e jurisdicionados. Por meio dele, servidores habilitados de órgãos municipais e do Estado podem enviar dados e documentos relacionados às naturezas processuais disponíveis no Tribunal. Os titulares podem, por exemplo, enviar documentação relacionada à prestação de contas de governo e acessar o Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGFIS). O cidadão, por sua vez, entre outros, pode solicitar certidões, fazer denúncias e solicitar informações.
“Com essa implementação o Tribunal de Contas ficará mais próximo e acessível aos cidadãos. Simplificando o acesso aos serviços públicos e proporcionando economia do tempo dos usuários ao não precisarem lembrar de várias credenciais de login e senhas diferentes”, destacou o subsecretário de Tecnologia da Informação do TCE-RJ, Lucio Camilo.
De acordo com o TCE-RJ, a adoção da autenticação via GOV.BR está alinhada à Diretriz da Gestão nº 10 para o Biênio 2023-2024 do órgão. O documento proposto pela Presidência do TCE-RJ aborda a evolução do grau de conformidade do Tribunal quanto à adoção de boas práticas de gestão e acessibilidade aprimorando sua legitimidade frente às demais organizações públicas e à sociedade, por meio da implementação de novos procedimentos, sistemas informatizados e modernização do Portal da Corte de Contas.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos