A CINCO apresentou resultados do trabalho para dirigentes da Secretaria de Gestão do MGI
Na última sexta-feira (14/03), a CINCO apresentou os resultados do Projeto Compras Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (DELOG/ MGI).
O projeto teve como objetivo apoiar o avanço na implementação de compras e contratações públicas baseadas na sustentabilidade. A iniciativa partiu de um grande interesse da alta administração do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no tema, em paralelo a diversas outras ações do órgão direcionadas à promoção da sustentabilidade na gestão pública.
O encontro envolveu diversas áreas do Ministério. Pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), estiveram presentes o Secretário Roberto Pojo, a Secretária-Adjunta, Kathyana Buonafina, e o Secretário Substituto, Herbert Barros, e as equipes da Diretoria de Inovação (DINOV) e da DELOG, bem como a Coordenadora-Geral da CINCO, Marizaura Camões. Representantes do Gabinete da Ministra Esther Dweck, como o Assessor Especial Felipe Guth, e os Coordenadores da Secretaria-Executiva da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (CICS), Emilio Chernavsky e Camila Krepsky participaram da apresentação.
Tendo em vista que o ponto central das compras públicas sustentáveis está na incorporação de critérios de sustentabilidade nas aquisições governamentais, o foco do projeto foi direcionado para identificar potenciais intervenções que possam contribuir para uma maior adesão ao uso destes critérios no momento da compra. Para isso, foram identificadas barreiras comportamentais e realizados testes de intervenções que busquem estimular a adesão ao uso de critérios de sustentabilidade em aquisições públicas no Portal de Compras do Governo Federal.
A equipe do projeto utilizou o método CINCO para compreender o contexto das compras sustentáveis no país, elaborar um diagnóstico dos problemas comportamentais envolvidos e, por fim, propor e testar estratégias de intervenção para estimular o uso de critérios de sustentabilidade nas compras públicas.
As atividades para coleta de dados e evidências para entender a baixa adesão ao uso de critérios de sustentabilidade nas compras públicas incluíram oficinas de trabalho, entrevistas com especialistas e atores relevantes no tema, e uma breve pesquisa para compreender as dificuldades encontradas pelos órgãos do governo federal na implementação do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS). O Plano, lançado em novembro de 2024, abrange metas, indicadores e ações de sustentabilidade voltadas ao uso eficiente de recursos naturais e materiais, gestão de resíduos, eficiência energética, gestão de água e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Na sequência, foi elaborado um experimento para testar estratégias de intervenção comportamental elaboradas para incentivar a escolha de produtos que atendam a critérios de sustentabilidade. Os testes foram realizados em um cenário hipotético, utilizando-se simulação de telas do Portal de Compras do governo federal para criar um ambiente similar ao ambiente real do Portal. A partir da análise dos resultados encontrados, foram elaboradas recomendações, considerando as intervenções que apresentaram maior potencial para gerar a mudança desejada no mundo real.
A intervenção testada que gerou maior impacto foi a inserção de uma instrução explícita sobre sustentabilidade para os compradores na hora da compra.
Quando a instrução da compra trouxe de forma explícita a necessidade de escolher produtos que atendessem a critérios de sustentabilidade, 59% dos compradores escolheram produtos mais sustentáveis. Na ausência dessa instrução, apenas 19% dos compradores fizeram a escolha adequada. Ao se analisar o impacto de todas as intervenções testadas, concluiu-se que as chances de os compradores escolherem os produtos mais sustentáveis aumenta em 6 vezes quando a instrução de compra é objetiva e explícita nesse sentido.
E os resultados são melhores ainda quando, além da instrução de sustentabilidade, os produtos mais sustentáveis são identificados com um destaque visual que representa a sustentabilidade. Nesse caso, os produtos sustentáveis têm até 9 vezes mais chances de serem escolhidos.
Segundo Claudia Wehbe, Diretora de Inovação do MGI, “A aplicação de Ciências Comportamentais, como o que foi feito com o projeto de compras públicas com critérios de sustentabilidade, traz novas perspectivas para se pensar a formulação de políticas públicas. Trazemos evidências com medidas não onerosas, e com a possibilidade de testar formas diferentes de uso dos insights comportamentais nas iniciativas do Ministério, antes de dar escala a essas soluções.” A apresentação dos resultados do projeto encerra um ciclo da parceria iniciada com a DELOG no final de 2023, e marca o início de outras atividades na CINCO. Para além dos nudges, que funcionam como incentivo ao comportamento desejado, como no caso deste projeto, a CINCO tem trabalhado também com a remoção de barreiras (sludges), que, ao contrário, impactam negativamente o processo de tomada de decisão do cidadão. “Estamos com vários projetos estratégicos este ano, como o mapeamento anti-sludge F5, que é um método sendo elaborado pela CINCO para identificar e remover barreiras comportamentais em serviços públicos digitais”, finaliza.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos