SFC lança o infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental

Artefato apresenta, de forma didática e objetiva, desde o planejamento anual até a execução dos trabalhos de auditoria com base em riscos
A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) lançou, nesta semana, o infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental. O artefato apresenta, de forma didática e objetiva, os principais marcos da atividade de auditoria interna, desde o planejamento anual até a execução dos trabalhos de auditoria com base em riscos, rumo à adição de valor e ao aprimoramento da gestão.
A Jornada é uma versão resumida do processo de gerenciamento de auditorias internas governamentais, mapeado em 2020 pela SFC com a orientação da Diretoria de Governança (DIGOV/SE) e do Núcleo de Gestão de Riscos e Integridade (NGRI/GABMIN).
>> Acesse o infográfico
>> Acesse o fluxograma detalhado do processo
A Jornada e o mapeamento do processo foram construídos com base no Referencial Técnico e do Manual de Orientações Técnicas da atividade de Auditoria Interna Governamental, aprovados, respectivamente, pelas IN SFC nº 3/2017 e 8/2017. Os normativos promoveram o alinhamento das normas nacionais de auditoria interna governamental à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, do Instituto dos Auditores Internos.
Segundo a IN SFC nº 3/2017, a atividade de auditoria interna governamental é definida como uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações das organizações auditadas, auxiliando-as a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
O infográfico, orientado pela definição acima, fornece relevante apoio para: 1. realização dos objetivos das organizações auditadas, como fruto de um processo de auditoria baseado em riscos e alinhado com os objetivos e expectativas da gestão; e 2. abordagem sistemática e disciplinada, mediante a realização do processo de auditoria em conformidade com as normas aplicáveis.
Além das principais fases do processo de auditoria, o infográfico apresenta os produtos emitidos e os riscos-chave envolvidos no processo, chamando a atenção do auditor para a adoção das medidas de controle interno preconizadas no processo.
De acordo com o coordenador-geral de Planejamento, Avaliação e Monitoramento da SFC, Tiago Chaves, o nome Jornada do Auditor Interno Governamental foi inspirado na ferramenta Jornada do Cliente, usada em processos de inovação para “empatizar” com a experiência do cliente ou de quem tem um problema a ser resolvido.
Fonte: Controladoria-Geral da União

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp